quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Wayna Picchu - Peru

Wayna Picchu, a montanha que sempre aparece ao fundo das fotos de Machu Picchu é conhecida como Guardiã Eterna da cidade. É possível subir até o topo, em uma trilha cheia de escadas, realizada em torno de 1 hora.
A vista lá de cima é impressionante e vale muito a pena subir!

Por questões de segurança, é permitido o ingresso de apenas 400 pessoas por dia, em dois horários: 200 pessoas as 07:00hrs e 200 pessoas as 10:00hrs. Para comprar o ingresso com antecedência, acesse o site http://www.machupicchu.gob.pe, que mostra as datas disponíveis e o número de vagas restantes para a subida.

Ouvi relatos dizendo que a subida é perigosa e qualquer passo falso pode causar uma queda mortal. Achei a subida cansativa, mas não achei tão arriscada.
Há cabos de aço para ajudar nas partes mais difíceis.

Leve bastante água para se hidratar. Eu fui as 10hrs e peguei um dia quente, com muito sol. Levei 3 garrafinhas e achei que não foi suficiente.




Entrada de Wayna Picchu
Aviso na entrada da montanha

O começo da subida foi fácil, escadas largas e degraus uniformes, mas, depois de 10 minutos subindo escada, com a alta altitude, já comecei a ficar cansada.
Parei algumas vezes, bebi um pouco de água e vi muita gente parada no caminho, sentada nas escadas para descansar.




Cabos para ajudar na subida



Depois de uns 30 minutos subindo tanta escada, achei que eu não ia conseguir. Já estava exausta, o calor estava aumentando e não via mais ninguém por perto. Não sabia se estava perto ou longe, mas queria muito chegar ao topo.





Nesse ponto, algumas pessoas que entraram as 7hrs começaram a descer e, muitas delas, incentivavam minha subida dizendo que valia a pena, que eu estava perto, que era maravilhoso e eu não iria me arrepender. Isso realmente me deu muito ânimo e com isso consegui concluir a subida em 50 minutos!



Vista do Topo de Wayna Picchu




Chegar lá foi incrível! A vista é linda e a sensação de ter conseguido subir aquele monte de escada é maravilhosa.
Aproveitei para fazer um lanchinho, tirar fotos, descansar e me preparar para a descida.






Descer de bunda nessa pedra é inevitável!

A descida é meio chatinha também, mas chegar à saída é um alívio!



Saindo de lá, fui ver algumas lhamas e dar mais uma volta por Machu Picchu, mas comecei a me sentir mal. Sentei, bebi um pouco de água, mas não melhorei.

Peguei o ônibus de volta pra Águas Calientes e, já na cidade, comecei a sentir um enorme enjoo e acabei vomitando no meio da rua!


Acho que o esforço exigido em Wuayna Picchu sob forte sol, a falta de alimentação e a falta de hidratação adequada me causaram esse mal estar.
Pra piorar minha situação, ainda faltavam 4 horas pro meu trem partir.

Comprei isotônicos, tentei comer algo, mas nada melhorava meu enjoo.  Decidi ficar na estação de trem descansando e por isso não conheci nada em Águas Calientes.

Depois de horas passando mal, finalmente peguei o trem rumo a Ollantaytambo. Consegui dormir no trem e já acordei me sentindo bem melhor.
Cheguei em Cusco as 23hrs.

Achei que Huayna Picchu valeu MUITO a pena e faria tudo de novo. A dica que dou é que você se alimente (eu fui pra Machu Picchu sem comer nada) e leve várias garrafas de água. Também recomendo ir devagar e descansar quando precisar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário